quarta-feira, 3 de abril de 2013

Temas de Redação 08 - Seca, estiagem no nordeste.


Produção de texto disponível no portal COC Educação (estudo.com)

Dentre os muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome. 

A partir dessa temática é importante entender quais são os fatores que determinam o clima da região, especialmente na sub-região do sertão, região que mais sofre com a seca.
Confira os vídeos.


Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4



Os vídeos postado acima possuem seus direitos autorais reservados e o conteúdo do mesmo é de responsabilidade de seus idealizadores.


5 comentários:

  1. Reflita sobre o conteúdo veiculado em I, II e III, associe as informações aí contidas a outras transmitidas pelos veículos de comunicação de massa sobre o mesmo assunto e, a seguir, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual fique claro o seu posicionamento crítico em relação ao problema da seca no Nordeste, através de argumentos precisos, apontando, inclusive, sugestões que possam, pelo menos, minimizar o sofrimento do nordestino nas grandes estiagens, melhorando efetivamente a sua qualidade de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I) A seca já se instalou nos sertões do estado da Bahia produzindo os seus efeitos negativos e nefastos sobre a economia dos agricultores.
      Não é uma seca inusitada, mas prevista de longas datas pelos estudos do Instituto de Atividades Espaciais (IAE) de São José dos Campos. Essa previsão foi chamada de “Prognóstico do Tempo a Longo Prazo” Baseia-se em interpolações e pesquisas cuidadosas fundamentadas no histórico pluviométrico da Região Nordeste. A cada 26 anos ocorre uma grande seca, como aconteceu a de 1979/84, quando o DNOCS e outros órgãos dos estados nordestinos receberam antecipadamente relatórios sigilosos analisando e alertando para o que iria ocorrer. Não é um modelo matemático na acepção do termo, mas um “Método Estatístico de Correlação,” estudo que passou a merecer
      toda a credibilidade dos técnicos e dos poderes administrativos.
      RIBEIRO, Manoel Bomfim. A seca no Estado da Bahia. Disponível Em:
      . Acesso em: 03 de junho de 2012.

      Excluir
    2. Texto II) http://angicosnoticias.blogspot.com.br/2012/05/charge-do-dia-seca-no-nordeste.html

      Excluir
    3. Texto III)
      Andando há mais de 40 anos por este país, catando
      dinheiro para levar pra casa, eu aprendi a acreditar. Acreditar na terra, no homem, na chuva, na bênção, na semente, no fruto, no coração, na mente… na inteligência. Aprendi com o meu povo que quando uma coisa está muito séria, o melhor que se faz é brincar com ela. E naquelas tardes terríveis, sozinho num quarto de hotel esperando a hora do show, eu comecei a desenhar o país dos meus sonhos. Um país onde cada lavrador tenha um par de bois para puxar seu arado e que, de tarde, ao voltar para casa, encontre um par de filhos o esperando e, à noite, quando for dormir, tenha um par de pernas para amar. No país dos meus sonhos, todo pobre vai comer, todo hospital terá remédios, todo aluno terá colégio, todo professor ganhará um salário decente e todo policial apenas prenderá os bandidos, em vez de os ajudar a matar e a roubar. No país dos meus sonhos, todo cego vai ver, todo surdo vai ouvir e todo mudo vai ver e ouvir coisas tão lindas, que nem será preciso dizer nada. No país dos meus sonhos, a integração do homem com a natureza será tanta, que eu chego a imaginar uma árvore dizendo a um homem: “Você me tratou tão bem, foi tão legal comigo, que eu gostaria de me transformar na mesa da sua casa, nas cadeiras onde sua família sentará, no berço do seu filho”. No país dos meus sonhos, o homem branco, afinal, vai descobrir que o coração do negro é do tamanho do seu e o sangue da mesma cor. O país dos meus sonhos, um dia,
      será verdade. E ele será tão feliz, que nem vai precisar de mim para fazer rir um pouco. Não faz mal. Eu perco o emprego, mas não perco o sonho.

      ANYSIO, Chico. O país que Chico Anysio desenhou nos seus sonhos.Disponível em: . Acesso em: 3 jun. 2012.

      Excluir
    4. ESTOU COLOCANDO A PROPOSTA AQUI PARA AQUELES QUE FICARAM SEM.

      ATT.

      PROFº JHOW

      Excluir