terça-feira, 11 de novembro de 2014

Resultado do Enem 2014 sai na primeira semana de janeiro



O Boletim Individual de Desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será disponibilizado na primeira semana de janeiro do próximo ano, conforme confirmado pelo Ministro da Educação, Henrique Paim, durante coletiva de imprensa. Na última edição, o resultado foi divulgado em 3 de janeiro. 

Para acessar as notas, os participantes deverão informar o ano de realização do exame, o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. Vale ressaltar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não calcula uma média global do desempenho, apenas apresenta as notas por área de conhecimento, já que as universidades têm autonomia para definir os critérios de uso das notas para ingresso no ensino superior. 

Além disso, o órgão utiliza a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI) para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas. O método, que foi adotado em 2009, não considera apenas o número de questões corretas, mas também a consistência das respostas dos candidatos segundo o grau de dificuldade de cada questão da prova objetiva. Isso significa que participantes com o mesmo número de acertos poderão ter notas diferentes, dependendo da coerência de suas respostas.

Em janeiro de 2015, o Inep também anunciará as notas mínima e máxima das provas objetivas, que variam e dependem das questões da prova aplicada no respectivo ano.



Fonte: Brasil escola

sábado, 8 de novembro de 2014

Confira dicas para fazer uma boa redação na prova do Enem



Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a se dar bem na prova de redação do Enem.

Proposta de intervenção - Enem
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Resiliência, a chave do sucesso
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Compreendendo a proposta da redação do Enem
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sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Um universo em 30 linhas



Conteúdo disponível clique aqui e boa leitura.

Horário de verão 2014/2015


Acerte o seu relógio e não perca a hora.
O horário de verão de 2014/2015 começa a valer neste sábado.

a partir da 0h do dia 19 de outubro de 2014, entra em vigor o Horário de Verão no Brasil, com duração até o dia 22 de fevereiro de 2015.

Os relógios deverão ser adiantados em 1 hora.

Cine História - Vénus Negra

 uma história em que mostra o preconceito humano exposto até suas raízes.




Cine História:
Dia: 17/10
Hora: 18H00 - Sala 8

Sinopse:

Paris, 1817, na Real Academia de Medicina. “Nunca vi uma cabeça de um humano tão semelhante à de um macaco”. Diante de um molde do corpo de Saartjie Baartman, o veredicto do anatomista Georges Cuvier é categórico. Um grupo de colegas de renome rebenta em aplausos. Sete anos mais cedo, Saartjie deixa a sua terra natal, no sul de África, com o seu dono, Caezar, para expor o seu corpo em espectáculos de aberrações, em Londres. Livre e escravizada ao mesmo tempo, a Vénus Hotentote tornou-se um ícone das vielas, destinada ao sacrifício na busca por uma trémula visão de prosperidade...

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cine História - Invictus


"Eu sou o mestre do meu destino. Eu sou o comandante da minha alma".




Cine História:
Dia: 03/10
Hora: 18H00 - Sala 8


Sinopse e detalhes
Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

Classificação indicativa: Livre

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

9 alimentos que fazem bem para o cérebro




Você vai adorar conhecer nossa galeria. Na lista de hoje, nós vamos mostrar alguns alimentos que fazem muito bem pra cuca. Então vamos lá!

Pimenta chile

Uma pimenta chile bem ardida pode aumentar o estado de alerta durante a época de provas, sem a agitação e a insônia geradas pelo consumo de café. Além de substituir o expresso, as pimentas, tanto as adocicadas como as fortes, também fornecem uma das maiores doses de vitamina C, até porque as células nervosas precisam dessa vitamina para funcionar.

Batata

O cérebro consome grande parte da energia do corpo, absorvendo cerca de 20% das calorias que um adulto ingere – e cérebro das crianças consome ainda mais. Manter um nível adequado de glicose no sangue estabiliza o fluxo de energia para o cérebro. Níveis saudáveis de glicose ajudam na formação das memórias

Abóbora

O ferro bombeado pelo sangue transporta o oxigênio para as moléculas de hemoglobina. Uma porção de abóbora com sementes amassadas fornece a dose diária desse elemento essencial. A deficiência de ferro reduz o suprimento de oxigênio no cérebro, além de afetar a produção de neurotransmissores, substâncias químicas essenciais para a comunicação entre as células nervosas.

Ovos

O aminoácido triptofano está relacionado a diversas funções cerebrais, como o sono, a sensibilidade à dor e o controle do humor. Um experimento publicado na revista Psychopharmacology descobriu que a deficiência de triptofano reduz a capacidade de detectar expressões faciais, como medo, alegria, tristeza e aborrecimento. O corpo humano não consegue produzir o triptofano, que precisa ser ingerido. Uma boa opção são os ovos, ricos nesse aminoácido indispensável.

Ostras

O cérebro depende do zinco, que desempenha um papel importante na comunicação entre os neurônios e o funcionamento interno das células nervosas. Níveis baixos de zinco podem contribuir para a morte de neurônios associada a derrames, epilepsia e Alzheimer, de acordo com um estudo publicado no Journal of Neuroscience. As ostras contêm uma grande quantidade de zinco, e para os vegetarianos, o trigo é uma boa fonte.

Carne vermelha

A carne vermelha fornece a maior concentração de vitamina B12 entre todos os alimentos consumidos regularmente pelos norte-americanos, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Um estudo de neurologia descobriu que a deficiência de vitamina B12 pode estar relacionada a um volume menor do cérebro, distúrbios neurológicos, transtornos mentais e alterações químicas no sangue. A deficiência dessa vitamina deve ser detectada o quanto antes para evitar danos irreversíveis no sistema nervoso. Os sintomas incluem perda de memória, dor e sensações intermitentes nas extremidades dos membros.

Sol

Tomar um pouco de sol ajuda o cérebro de um estudante, já que a pele sintetiza a vitamina D por meio da exposição à luz solar. A vitamina D protege os neurônios do hipocampo, a região do cérebro responsável pela formação das memórias.

A vitamina D também afeta o transporte de glicose para o cérebro, fundamental para o fornecimento de energia para o órgão.

Amêndoas

As amêndoas contêm alto teor de vitamina E. Essa vitamina protege o cérebro contra alguns efeitos do envelhecimento, além de desempenhar um papel na cognição, nos processos mentais que envolvem atenção, memória, aprendizado e outras funções.

Universitários jogadores de futebol, anotem: um estudo com ratos de laboratório sugere que a vitamina E pode evitar lesões cerebrais e dificuldades de aprendizagem depois de pancadas leves na cabeça. A revista científica Neurorehabilitation and Neural Repair publicou os resultados do experimento.

Sal iodado

Espalhar um pouco de sal iodado em sementes de abóbora, batatas assadas e outros alimentos bons para o cérebro proporciona benefícios adicionais.
A produção de hormônios na tireoide depende do elemento iodo. A deficiência de iodo causa bócio em adultos, uma inflamação grave na glândula tireoide. Fetos humanos têm um destino ainda pior devido à deficiência de iodo.

Fonte: Discovery
Imagem: bolsademulher

segunda-feira, 29 de setembro de 2014




Confira o Gabarito e Resolução comentada do Simuladão COC 2015 realizado no dia 27 de setembro. Clique aqui.